O que descobri em Berlim, olhando para o chão

Em uma viagem a Berlim, em 2015, indo ao mercado com meu irmão, olhamos para o chão e nos deparamos com pequenas placas de bronze. Você já viu isso?

Fizemos fotos e, intrigada, fui pesquisar do que se tratava ao voltar ao hotel.

E descobri uma bela homenagem.

O artista alemão Gunter Demning resolveu relembrar as vítimas do Nacional-socialismo instalando placas de bronze, na calçada, em frente à última moradia da pessoa. Chamadas em alemão de stolpersteine (a tradução literal seria "pedras ou blocos do tropeço"), estes blocos, que medem 10cm x 10cm, simbolizam o retorno das pessoas ao local de onde foram retiradas de seu cotidiano.

Além da Alemanha, os blocos estão presentes também nas calçadas de cidades de 16 outros países como a Áustria, Hungria, Holanda, Bélgica, República Tcheca, Noruega, Polônia e Croácia.

O texto de cada bloco começa com os dizeres “Aqui viveu…”, seguido do nome, sobrenome, ano de nascimento, ano e local de deportação e indicações sobre o destino da pessoa.

Atualmente, a instalação dos blocos conta com voluntários: por 120 euros, qualquer pessoa pode patrocinar uma instalação. Para mais informações: https://www.stolpersteine.eu/en/home/

O site Stolperstine in Berlin (https://www.stolpersteine-berlin.de) traz, além de informações sobre o projeto, um mapa com todos os blocos instalados na cidade.


GALERIA

Marilucia Chamarelli

Bibliotecária e tradutora de francês aposentada. Amante de viagens.

https://paraonde.com.br
Anterior
Anterior

Já reparou nos bueiros?

Próximo
Próximo

Insígnias