Ursos de Berlim percorrendo o mundo

AVENIDA KUFÜRSTENDAMM (BERLIM, ALEMANHA) - ago/2015

Buddy bears (ursos amigos ou ursos camaradas): um projeto que começou e Berlim e se expandiu pelo mundo.

A ideia partiu de Eva e Klaus Herlitz e tudo começou em 2002. Eles queriam levar a arte às ruas das metrópoles. E começaram por Berlim. Por que um urso? Porque se trata do símbolo da cidade, presente em seu brasão.

Os primeiros buddy bears - o "Dançarino", o "Acrobata" e o "Mini amigo" - são de autoria do escultor austríaco Roman Strobl, tendo como base os desenhos de dois estudantes de mestrado da Universidade de Berlim.

O projeto logo cresceu e, em poucas semanas, mais de 100 esculturas pintadas por diversos artistas encheram as ruas da capital alemã de cor e alegria.

Nos últimos 20 anos, a exposição United Buddy Bears, que também contribui com projetos para crianças carentes, partiu para o mundo, como símbolo de tolerância e compreensão internacional.

Estes simpáticos ursos, com 2m de altura e que representam os países reconhecidos pelas Nações Unidas, chegaram ao Rio de Janeiro, mais especificamente à praia de Copacabana, em 2014, durante a Copa do Mundo de futebol. Dois exemplares dourados, interligados por um coração, e que representam as regras de ouro da coexistência humana e da compreensão internacional, chamavam a atenção de todos e as filas para fotos não parava de crescer.

Você já os viu em algum lugar?

Confesso que vi apenas um, em Berlim. Hummm, acho que preciso voltar à cidade. E viajar mais.

Marilucia Chamarelli

Bibliotecária e tradutora de francês aposentada. Amante de viagens.

https://paraonde.com.br
Anterior
Anterior

Gorjetas

Próximo
Próximo

Restaurantes: horários e reservas