Restaurantes: horários e reservas

Numa capital, é fácil sentar em um bistrô, um barzinho e comer a qualquer hora. Mas se você deseja comer em um determinado lugar, não importa a cidade, o melhor é telefonar e fazer uma reserva ou ver se é possível fazê-lo pela Internet. Atualmente isto é muito comum. E chegue no horário pois, ao contrário da maioria dos brasileiros, os estrangeiros respeitam muito isto, mesmo que você vá jantar na casa de amigos.

No interior da França, por exemplo, é preciso procurar um lugar para almoçar até, no máximo, 13h. Depois disso, tudo o que você vai ouvir é désolé, a cozinha já fechou.

Ao viajar de carro, o que mais se vê, principalmente em dias de sol, são pessoas sentadas à beira da estrada, num belo piquenique, a partir do meio dia. É impressionante o valor que eles dão ao horário do almoço e à refeição em si. Um momento para conversar e apreciar a comida, mesmo que seja um sanduíche.

Há restaurantes onde que é preciso reservar com uma semana de antecedência, outros, até bem mais do que isto. É bom pesquisar, também, em que dia eles dão folga ao pessoal. No verão, como no inverno, é comum encontrar vários lugares fechados. É... todo mundo está de férias e tanto restaurantes quanto lojas costumam dar férias coletivas.

Os serviços de concierge dos cartões de crédito costumam indicar restaurantes e também podem fazer as reservas. Já usei em um restaurante em Paris, onde é bem difícil conseguir lugar, e eles tiveram sucesso. Também me indicaram vários restaurantes em uma viagem à Croácia. Atualmente, com a facilidade da Internet, muitas vezes até me esqueço deste serviço, mas pode ser bem útil.

Em alguns lugares as lojas fecham para a sesta. Se você tem horário, é bom checar antes de ir.


GALERIA

Marilucia Chamarelli

Bibliotecária e tradutora de francês aposentada. Amante de viagens.

https://paraonde.com.br
Anterior
Anterior

Ursos de Berlim percorrendo o mundo

Próximo
Próximo

Feiras francesas